quarta-feira, 30 de abril de 2014

CPI da Petrobras instiga troca de farpas no Congresso


Rede Brasil Atual


Governo e oposição caminham para o fim de mais uma semana no Congresso Nacional sem chegar a um acordo sobre a instalação de comissões parlamentares de inquérito. PSDB e DEM se queixam de que o governo está, por meio da base aliada, usando novas estratégias para protelar cada vez mais as apurações e inviabilizar a comissão. A bancada governista, por sua vez, alega que é a oposição que não quer mais a instalação da CPI da Petrobras.
Enquanto a troca de farpas segue firme e forte, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), determina que os partidos indiquem rapidamente os integrantes de uma comissão exclusiva para investigar denúncias contra a estatal petrolífera, a ser instalada na terça-feira (6), sem caráter de colegiado misto, em parceria com a Câmara dos Deputados, como desejavam os críticos do Palácio do Planalto.

Após reunião com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ricardo Berzoini, o líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa, disse que a base aliada conseguiu firmar o entendimento de indicar os integrantes da comissão naquela Casa Legislativa “o mais rapidamente possível”. Segundo ele, está definido, inclusive, que caberá ao PMDB decidir se quer ficar com a presidência ou a relatoria da comissão.
O restante dos integrantes será decidido em bloco, pelas demais lideranças. “Pedimos a CPI, lutamos pelo seu formato no STF [Supremo Tribunal Federal] e queremos a instalação para ontem”, respondeu o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!