quarta-feira, 23 de abril de 2014

Náutico e Sport decidem hoje o título do Estadual

 FOLHA DE PERNAMBUCO

A grandiosidade está na própria alcunha que batiza o duelo. Clássico dos Clássicos, em Pernambuco, é sinônimo de confronto entre gigantes. Sport e Náutico, inimigos separados por uma rivalidade centenária, adversários desde o início do último milênio, voltam à disputa particular que ajudou a cimentar a própria história do futebol local. Ao longo de mais de um século, Leão e Timbu protagonizaram batalhas inesquecíveis. Sobretudo, quando o vencedor da luta poderia se proclamar campeão em cima do derrotado. Nesta noite, às 22h, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, o confronto ganhará novos e marcantes contornos. Afinal, rubro-negros e alvirrubros entram em campo em busca de uma conquista emblemática: a taça do 100º Campeonato Pernambucano. Apesar de jogar fora de casa, a vantagem é do Sport, que venceu a ida por 2×0, pois precisa apenas impedir uma derrota para ficar com o troféu. Já ao Náutico só resta vencer no tempo normal e levar a peleja para os pênaltis.
Será a 17ª vez que Sport e Náutico medem forças em uma final local. No retrospecto geral, melhor para o Leão, pois o clube da Ilha do Retiro venceu dez dos 16 embates decisivos. Já o Timbu vai pisar no gramado com o rival entalado na garganta. Motivos não faltam para tal. A última vez que os alvirrubros derrotaram os rubro-negros em uma decisão foi no já longínquo 1968. Dos últimos 36 anos até hoje, foram oito confrontos entre os arquirrivais e o Náutico não venceu uma única vez. Além disso, o Timbu vive um indigesto jejum de dez anos sem conquistar uma taça. Para completar, os alvirrubros iniciaram o ano de 2014 com pouco dinheiro, sob nova direção e obrigados a montar um time praticamente do zero. Portanto, motivação é o que não falta do lado vermelho e branco da disputa.
Mas, pelo lado leonino, também não faltam razões para lutar. Desde o título de 2010, o Sport parou de conquistar troféus estaduais. O jejum parece relativamente pequeno – mas é incômodo. A 40ª taça do Campeonato Pernambucano parece teimar em não vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!