segunda-feira, 14 de abril de 2014

DEMOCRATAS acusa Governo Federal de manipular dados do IBGE

O deputado Mendonça Filho (DEM) protocolou na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal um requerimento para ouvir a presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar, e as ex-diretoras Marcia Quintslr e Denise Britz do Nascimento Silva. Em outro requerimento, o parlamentar solicita a convocação da ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

A intenção é apurar no colegiado da Câmara dos Deputados o que levou as duas servidoras técnicas de carreira a deixarem seus cargos. Marcia, ex-diretora de pesquisa, e Denise, ex-coordenadora-geral da Escola Nacional de Ciências Estatística, pediram exoneração após divergências em relação à suspensão da divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Outros coordenadores de pesquisas, como as que determinam a inflação oficial e a taxa de desemprego, também chegaram a assinar uma carta enviada ao conselho diretor do instituto, na qual ameaçam entregar seus cargos caso não seja revista a decisão de suspender a divulgação da Pnad Contínua. O documento foi assinado por 18 coordenadores e gerentes estratégicos da Diretoria de Pesquisas.

De acordo com o democrata, o fato demonstra uma clara tentativa de aparelhamento e uso político de mais uma instituição do Governo Federal. "Existem indícios de que o governo quer transformar o instituto em agente de notícias eleitoreiras. No momento em que o desemprego cresce, assim como o temor da população, o governo petista tenta esconder o que se passa com o país. Não adianta, porque as últimas pesquisas já demonstram que o brasileiro sente que as coisas não vão bem em seu dia-a-dia", argumentou Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!