quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sport é tricampeão da Copa do Nordeste

Folha de Pernambuco

A Arena Castelão estava em chamas na noite desta quarta-feira. Recebeu o maior público do futebol brasileiro no ano – e a maior multidão desde a sua reforma. Inflamado por milhares de vozes, O Ceará correu, lutou e sangrou para reverter a vantagem do jogo da ida. Mas correu, lutou e sangrou menos do que o Sport – impulsionado por milhares de almas- para mantê-la. O empate em 1×1 , com gol marcado pelo atacante Neto Baiano, teve gosto de título para o Leão. De mais um troféu com as marcas históricas do Rubro-Negro. O clube da Ilha do Retiro reafirma sua força na região, quebra um jejum de quase quatro anos sem conquistas e levanta pela terceira vez a Copa do Nordeste. Comemore muito, torcedor. Porque – você bem sabe – quanto mais suado, mais preto e encarnado.
Foi um jogo especial para o Sport. Porque teve em enormes doses todas as melhores características do time montado por Eduardo Baptista. A força da defesa, a dedicação de todos em parar o time adversário – e a marca de um atacante forte e dedicado. Artilheiro e ídolo. Que sacramentou o gol do título com um pênalti convertido aos cinco minutos do segundo tempo.
Antes disso, o Ceará havia assustado o Sport. O time de Sérgio Soares tem bom toque de bola e um sistema ofensivo perigosíssimo. Quase matou do coração alguns rubro-negros ao marcar o primeiro gol da partida – e ficar a apenas a um de distância dos pênaltis. Precisava do 2×0 para levar a disputa para a marca da cal. O experiente Magno Alves foi o autor do tento, aos 41 da primeira etapa. O próprio jogadores perdeu algumas outras chances.
(Foto: André Nery)
O final do primeiro tempo, por sinal, foi o momento mais delicado para o Rubro-Negro. Além do gol sofrido, passou por sufoco em pelo menos duas outras ocasiões. Magno Alves perdeu um gol e Ricardinho desperdiçou outro, na frente de Magrão.
No intervalo, contudo, o treinador Eduardo Baptista reequilibrou a equipe. Mexeu em uma posição, tirou Wendel e colocou o pouco utilizado Igor Fernandes. Preparava o bote definitivo. Que veio aos cinco minutos da segunda etapa. Em contra-ataque letal, o meio-campista Aílton – tão criticado, tão desprezado- coroou um grande atuação ao driblar o goleiro Luiz Carlos e ser derrubado dentro da área. Neto Baiano, você já sabe, marcou o gol em seu estilo: chute forte, sem preciosismo. Certeiro.
O jogo estava acabado ali. O Ceará precisaria fazer outros três gols em um sistema defensivo sólido, sob uma pressão enorme. Não tinha mais forças para lutar porque se entregou diante de um adversário mais aguerrido. O resto da partida foi um mero passar de tempo. Saboreado e esperado por cada rubro-negro. O Sport é tricampeão do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!