terça-feira, 26 de agosto de 2014

Candidatos se enfrentam na TV

Branca Alves


Da Folha de Pernambuco
Após uma pré-campanha quente e uma eleição fervendo, pelo guia de televisão e pela substituição imprevisível de Eduardo Campos (PSB) por Marina Silva (PSB), às 22h na Bandeirantes, acontecerá hoje o primeiro debate eleitoral na TV, com confronto direto entre sete candidatos a presidente da República (dos partidos com representação no Congresso). Estarão presentes a presidente Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB), ex-senadora Marina Silva, pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidélix PRTB). Ficaram de fora Rui Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Eymael (PSDC). O duelo começará logo a seguir à divulgação da pesquisa do Ibope, às 18h, por isso há muita expectativa. Acredita-se que Marina continua crescendo na disputa pela segunda posição com Aécio.
Para o debate, há perspectiva de embates interessantes. Presidente e candidata à reeleição, o alvo principal deverá ser Dilma, que terá de responder, não apenas sobre economia, área que enfrenta problemas, mas também sobre suspeitas de corrupção na Petrobras, tema espinhoso. Ela também deverá fazer defesa ferrenha do legado do PT em 12 anos de governo. A petista já avisou que participará de quatro debates e que se preparou muito para “responder às perguntas da melhor forma”.
Já Aécio deverá ser alvo de Dilma e Marina. No caso da presidente, trata-se de uma estratégia de seu partido de não quebrar a polarização entre PT e PSDB, considerado o melhor cenário pelos petistas para o segundo turno. Marina tentará mostrar que ambos são a “velha política”.
A briga pessoal entre Marina e Dilma e a tentativa de se manter à frente de Aécio tirará Marina da zona de conforto. Aécio, por sua vez, continuará a estratégia de bater no governo petista e se mostrar mais preparado. Também deverão entrar no debate assuntos difíceis para Aécio e Marina: a construção do aeroporto na cidade mineira de Cláudio, dentro de terras de um tio do senador; já Marina poderá ter de responder sobre suspeitas do uso do jato usado na campanha presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!