quarta-feira, 25 de março de 2015

Mais uma promessa do governo para o Fies não será cumprida, afirma Mendonça


O líder Mendonça Filho (PE), do Democratas, aponta mais uma incoerência do governo da presidente Dilma Rousseff, desta vez na abrangência do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Em comissão geral na Câmara, o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, declarou que 1,9 milhão de estudantes terão seus contratos com o programa renovados. O ministro informou ainda que o governo abriu mais 200 mil vagas para este ano, totalizando 2,1 milhões.
No entanto, o orçamento votado pelo Congresso Nacional na última semana prevê dotação de R$ 12,5 bilhões para o FIES, montante suficiente para atendimento de apenas 1,459 milhão de estudantes.
“O orçamento não permite este nível de contratação”, afirmou Mendonça Filho. Ele calcula que o cumprimento deste adicional demandaria R$ 5,5 bilhões.
Para o deputado, a contradição dos números oficiais referentes aos FIES é mais uma prova de que o governo perdeu credibilidade. "Tudo o que o governo diz, descumpre. Todos os compromissos são desmoralizados”, afirmou. Ele acrescentou, ainda, que o FIES não é um mar de rosas e que os alunos enfrentam dificuldades para conseguir o financiamento. Os docentes e as instituições de ensino também são prejudicadas pelo cenário de insegurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!