domingo, 15 de novembro de 2009

Jarbas conversa com Serra em dezembro

Está chegando a hora da decisão. O governador José Serra (PSDB/SP) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) vão se encontrar em dezembro para finalizar o que todos estão esperando - a definição do candidato do PSDB a presidente da República, que deve ser anunciado já em janeiro, e a candidatura ou não de Jarbas ao governo de Pernambuco.
Vai ser uma conversa olho no olho, e a esta altura não haverá lugar para respostas evasivas. Terá que ser sim ou não, pelo menos entre os dois. Por enquanto, o senador ainda pondera para alguns que não tem vontade de disputar pela quarta vez o governo de Pernambuco, além de saber que a sucessão estadual de 2010 será extremamente difícil para a oposição. Mas acima de sua vontade pesam duas questões: ele, certamente, não vai querer ser acusado de deixar seus companheiros na mão, e será difícil dizer não a Serra, caso o governador seja o candidato.
Na semana passada, os dois já conversaram por telefone e, no domingo último, Jarbas teve um encontro, em sua residência, com o senador Sergio Guerra (PSDB). Pelo desejo de muitos, o encontro entre Serra e Jarbas deveria até ser antecipado, diante da angústia que tomou conta da oposição no estado, mas há questões de agenda e também a necessidade de conversas paralelas com outras lideranças, tanto no que diz respeito à candidatura de Serra, como em relação à decisão de Jarbas. Mas está todo mundo esperando alguma coisa acontecer.
A candidatura de Jarbas é defendida pela oposição por vários motivos, a começar pela fragilidade das forças oposicionistas no estado, que precisam de um nome de peso para enfrentar a candidatura à reeleição do governador Eduardo Campos (PSB). Com Jarbas candidato, ficam asseguradas as condições para as candidaturas de Sérgio Guerra e Marco Maciel (DEM) ao Senado, além de se construir um palanque forte para sustentar, no estado, a candidatura de Serra a presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!