terça-feira, 24 de novembro de 2009

Marco Maciel alerta para devastação do cerrado e da caatinga

O senador Marco Maciel (DEM-PE) alertou nesta segunda-feira (23) para a devastação do cerrado brasileiro, cuja área está reduzida a 20% da cobertura original, e da caatinga localizada no semiárido nordestino. Maciel disse que aguarda o desbloqueio da pauta com a votação de duas medidas provisórias, para que seja votada a proposta de emenda à Constituição (PEC 51/03) de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que reconhece como biomas nacionais o cerrado e a caatinga, que não foram incluídos na Constituição de 1988.
Maciel assinalou que o cerrado se estende por 25% do território nacional, englobando 12 estados. Ele disse que "manchas" de cerrado podem ser encontradas até na região de caatinga e, graças a isso, compartilha espécimes com a maioria dos biomas brasileiros (Floresta Amazônica, caatinga e Mata Atlântica).
- Contudo devido ao alto grau de endemismo, 45% de suas espécies são exclusivas de algumas regiões, e a ocupação desordenada e destrutiva de sua área, o cerrado é hoje o ecossistema brasileiro que mais sofre agressões por parte do desenvolvimento - frisou.
O senador também destacou o papel desempenhado pela Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com sede em Petrolina, no extremo oeste do sertão pernambucano, às margens do Rio São Francisco. A Univasf foi criada em 2002 (Lei 10.473), pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, com o intuito de desenvolver a região e estudar a caatinga.
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!