quarta-feira, 2 de abril de 2014

Forças Armadas vão apurar casos de tortura em unidades militares, diz CNV


A Comissão Nacional da Verdade anunciou nesta terça (1º) que o ministro da Defesa, Celso Amorim, comunicou ao coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, que serão abertos processos de sindicância no Exército, na Marinha e na Aeronáutica para apurar casos de tortura em unidades militares durante a ditadura.
Em 18 de fevereiro, a CNV fez, diretamente ao ministro Amorim, o pedido de instauração das sindicâncias internas, a fim de apurar fatos administrativos relacionados aos sete principais centros de tortura listados pelo grupo.
A assessoria de imprensa do Ministério da Defesa confirmou a abertura das três sindicâncias. De acordo com a pasta, o período de apuração varia de acordo com a Força, mas a expectativa é que a investigação seja concluída já no fim de abril deste ano.

A Comissão da Verdade disponibilizou os ofícios encaminhados pelo ministério com as providências adotadas. No documento, assinado pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri (veja ao final desta reportagem), ele informa a Amorim a abertura do procedimento investigatório, "considerando a importância e urgência que o assunto requer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!