quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Hollande mantém acolhida e diz que 30 mil refugiados serão recebidos


O presidente da FrançaFrançois Hollande, disse nesta quarta-feira (18) que o país manterá sua política de acolhimento a refugiados e receberá 30 mil pessoas nos próximos anos e pediu apoio dos prefeitos para reforçar as medidas de segurança.

“A acolhida dos refugiados caminha junto com o dever de proteger os franceses. Não vamos ceder ao medo aos excessos, nossa coesão social é melhor resposta. Nós temos ter que ser implacáveis contra ira, contra os atos xenófobos. Nada disso pode ser tolerado”, afirmou Hollande.

Hollande fez esse pronunciamento, durante sua participação na assembleia de prefeitos em Paris, pouco depois de uma megaoperação na cidade de Saint Denis que terminou com duas pessoas mortas e sete detidas.

Para Hollande, os terroristas visavam atacar os valores franceses como a liberdade, a defesa da cultura e do direito universal.

"A França vai continuar a ser um país de liberdade, ativo, dinâmico, que não cederá jamais ao medo", afirmou Hollande.

Entre as medidas práticas, o presidente francês afirmou que vai ampliar o recrutamento para as forças de segurança e da justiça. "Nenhum cargo no exército será suprimido. Haverá mais policiais, com homens melhor equipados, mais armamentos", afirmou.

Ajuda dos prefeitos
O presidente francês pediu a colaboração dos prefeitos para trabalhar para combater o terrorismo. “O ministro do interior pediu à polícia para que os prefeitos sejam informados de ameaças terroristas e medidas de segurança que o estado está disposto a tomar.” 

Ele também fez novamente um apelo pela união nacional. “Não vamos ceder ao medo aos excessos, nossa coesão social é melhor resposta. Nós temos que ser implacáveis contra ira, contra os atos xenófobos. Nada disso pode ser tolerado”, observou Hollande.

Saint-Denis
Os policiais buscaram em um apartamento na cidade ao norte de Paris os terroristas responsáveis pelos atentados que deixaram 129 mortos na cidade na última sexta-feira (13). Uma interceptação telefônica deu indícios de que o belga Abdelhamid Abaaoud, apontado como  mentor dos ataques, estaria no local. A identidade dos suspeitos mortos e detidos ainda não foram divulgadas.

A ação, que começou na madrugada e terminou às 9h, foi uma caçada a suspeitos de terrorismo, em especial ao mentor dos ataques contra a capital francesa, Abdelhamid Abaaoud. O paradeiro dele segue desconhecido.
Os alvos da operação planejavam realizar um ataque ao distrito financeiro parisiense de La Defense, de acordo com a agência Reuters, que citou apenas uma fonte próxima às investigações.

O procurador de Paris, Francois Molins, explicou que, primeiro, três pessoas foram detidas no apartamento, que fica próximo de um centro comercial. Em seguida, no mesmo local, uma mulher ativou um colete com explosivos e morreu. As forças de segurança vasculharam, então, o apartamento e encontraram um suspeito baleado e ferido com a explosão de granadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!