quinta-feira, 5 de abril de 2018

Teresópolis, RJ, terá novas eleições para prefeito e vice após desistência de Tricano

G1
Teresópolis, na Região Serrana, terá novas eleições para prefeito e vice-prefeito, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O órgão divulgou a informação nesta quarta-feira (4) após Mário Tricano desistir do recurso que o mantinha no cargo desde 2016.
O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Gil, já assumiu como prefeito na noite desta quarta. Segundo o TRE, a data para realização das novas eleições ainda vai ser definida.
"A realização do pleito suplementar se deve ao indeferimento dos registros de candidatura de Mário de Oliveira Tricano, para prefeito, e de Darcy Sandro Dias, para vice, nas eleições de 2016. Os dois se mantinham nos cargos em razão de uma liminar concedida pelo então ministro do TSE, Gilmar Mendes, revogada agora com a homologação da desistência de Tricano no processo", informou o TRE.
Ainda de acordo com o tribunal, a nova votação na cidade segue o Código Eleitoral.

Entenda o caso

Tricano foi condenado em 2008 por abuso de poder e, considerando a Lei da Ficha Limpa de 2010, estava inelegível em 2012, quando venceu as eleições. Porém, em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a Lei da Ficha Limpa (2010) era posterior a condenação de Tricano (2008) e concedeu uma liminar para que ele pudesse assumir o cargo.
No pedido de desistência, Tricano afirmou que respeitou a decisão do STF e disse que estava se sentindo perseguido pelos vereadores da cidade e, por isso, decidiu abrir mão do recurso, que seria julgado nos próximos dias, para evitar instabilidade política.
A reportagem do G1 perguntou ao assessor de Tricano se ele iria se candidatar a algum cargo público nas Eleições 2018 e ele informou que "não tem nada decidido sobre isso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!