sexta-feira, 11 de maio de 2018

Pesquisa nacional: PMDB rechaça aliança com Alckmin


Levantamento descobre que 20 dos 27 diretórios estaduais rejeitam chapa com tucano 
Catarina Alencastro, Bruno Goes e Robson Bonin – O Globo
Em meio aos rumores de uma possível aliança eleitoral com o PSDB do pré-candidato a presidente Geraldo Alckmin, a cúpula do PMDB decidiu montar uma força-tarefa para colher a opinião das “bases” do partido sobre os rumos da eleição. Levantamento concluído pelo Palácio do Planalto nesta semana e obtido com exclusividade pelo GLOBO mostra que a aproximação com os tucanos é rejeitada por 20 dos 27 diretórios estaduais do PMDB. Se a convenção do partido fosse hoje, um eventual apoio peemedebista à candidatura de Alckmin seria rejeitado por 508 votos dos 629 delegados da cúpula peemedebista.
Nas últimas semanas, o presidente Michel Temer foi procurado por diferentes lideranças do PSDB para tratar das eleições de outubro. As conversas alimentaram especulações de que Temer estaria disposto a negociar com os tucanos a inclusão do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles na vaga de vice de Alckmin, o que o próprio ex-ministro sempre refutou. Ontem, o GLOBO revelou que Temer, em conversa no fim de semana com seu núcleo duro do governo, descartou sua candidatura e sinalizou apoio a Meirelles.
A rejeição dos integrantes do PMDB à reeleição e o avanço das investigações da Polícia Federal sobre o círculo familiar de Temer teriam determinado a decisão. Com Temer fora da urna, restaria a Meirelles o papel de defensor do governo, não como vice
Levantamento do PMDB com todos os 27 diretóriosdo partido no país mostra que seria praticamenteimpossível convencer a cúpula da sigla a aprovaruma aliança com o PSDB
O levantamento obtido pelo GLOBO revela um abismo entre peemedebistas e tucanos. A aliança com o PSDB é rejeitada por 20 das 27 unidades da federação (veja no mapa ao lado). Apenas cinco diretórios poderiam aprovar a composição de chapa com o PSDB. Pernambuco aparece como território indefinido no mapa peemedebista. Liderado pelo presidente do Congresso, Eunício de Oliveira, o diretório do Ceará deve caminhar nas eleições com o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes.
A partir do levantamento do Planalto, O GLOBO foi a campo ouvir os mesmos diretórios estaduais do PMDB sobre a eventual candidatura de Meirelles. Das 20 unidades peemedebistas, 11 manifestaram apoio ao ex-ministro, quatro não revelaram preferência e cinco disseram oficialmente preferir não ter candidatura própria, mesmo que isso contrarie o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!