sábado, 12 de dezembro de 2009

Freire pede para Lula ter vergonha

Roberto Freire, presidente nacional do PPS, indignou-se ontem com as declarações do presidente Lula em São Luís do Maranhão (“eu não quero saber se o prefeito João Castelo é do PSDB ou do PFL. Eu quero saber é se o povo tá na merda e eu quero tirar o povo da merda”). Trata-se, segundo o ex-deputado pernambucano, de uma ofensa ao Nordeste e aos nordestinos como se nenhum outro brasileiro tivesse feito nada por esta região antes da chegada dele à presidência da República.
Freire citou alguns eventos ocorridos no Nordeste, nos anos 50, para mostrar o esforço feito pelos nordestinos com vistas a livrar a região do coronelismo e do subdesenvolvimento. O primeiro, disse ele, foi o “Congresso da Fome”, no Recife, em 1954, promovido pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro). O segundo, em 58, foi o “Congresso de Salgueiro”, promovido pelo então deputado Barreto Guimarães, que culminou no ano seguinte com a criação da Sudene.
Dessa luta por um Nordeste menos desigual em relação Sul/Sudeste, acrescentou, participaram notáveis brasileiros como Celso Furtado, Miguel Arraes, Josué de Castro e Rômulo Almeida “mas Lula não conhece a História e vem à região dizer besteiras”. Freire estranha o silêncio dos nordestinos diante da “indignidade perpetrada” pelo presidente e diz que o fato de ter 80% de popularidade não lhe dá o direito de agredir a história do povo desta região. E concluiu: “Tenha vergonha, rapaz!” Por Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!