segunda-feira, 4 de agosto de 2014

FHC vê democracia ameaçada com vitória do PT


 O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso enxerga a democracia ameaçada com nova vitória do governo do PT. Em artigo intitulado "Falta sentimento democrático", publicado no jornal O Estado de S. Paulo neste domingo 3, o tucano afirma que seu sucessor, Lula, é "mestre" na estratégia "o ataque é a melhor defesa" e se diz preocupado com "a insistência" da gestão de petista de "tapar o sol com a peneira"."Talvez queiram esconder o acúmulo de dificuldades que se estão avolumando para o próximo mandato: inflação subindo, com tarifas públicas e preço de gasolina repassados; contas públicas que nem malabarismos fiscais conseguem ajustar; o BNDES com um duto ligado ao Tesouro; as tarifas elétricas rebaixadas fora de hora e agora o Tesouro bancando os custos da manobra populista; e assim por diante", escreve.
Agora, prevê FHC, que é cabo eleitoral do presidenciável do PSDB, Aécio Neves: "na eventualidade de vitória oposicionista" – fato que ele acredita haver "fortes indícios – os detentores do poder "previnem-se ameaçando" com propostas como "o controle social da mídia", a criação de "um governo paralelo, com comissão populares sob a batuta da Casa Civil" e "amedrontam bancos que apenas dizem o que todos sabem", numa alusão ao caso Santander.
Podem ser "mais palavras equívocas do que realidades impositivas", prossegue o ex-presidente, mas "denotam um estado de espírito". Segundo Fernando Henrique, "em lugar de preparar para 'aceitar o outro', como em qualquer transição democrática decente", os petistas "estigmatizam os adversários e ameaçam com um futuro do qual os outros estarão excluídos".
Por fim, FHC se questiona: "vejo fantasmas?". Ele mesmo responde: "pode ser, mas é melhor cuidar do que não lhes dar atenção". O ex-presidente prega, por fim, que a democracia "é como uma planta tenra que tem de ser cuidada e regada com exemplos, pensamentos palavra e ações todos os dias. Cuidemos dela, pois". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!