segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alvaro Dias defende CPI para apurar 'festival de denúncias'

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu nesta segunda-feira (24) a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o que chamou de "festival de denúncias" de corrupção no governo veiculadas pela imprensa. Ele também lamentou que o instituto esteja em desuso porque a "maioria esmagadora" da base governista impede a instalação de CPIs.
Alvaro Dias observou que à oposição restou apresentar requerimentos de convocação ou de convite para ouvir depoimentos nas comissões permanentes do Senado. O senador disse que, diante das denúncias do último fim de semana, a oposição propôs a convocação do ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, para prestar esclarecimentos à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) sobre denúncia de superfaturamento e direcionamento na licitação de 28 lanchas de patrulhamento marítimo ao custo de R$ 30 milhões. Outro requerimento solicita cópia do relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que constatou o superfaturamento.
O senador acrescentou que as denúncias de desvio no Ministério dos Esportes também foram alvo de dois requerimentos da oposição. Foi solicitado o convite ao ex-chefe de gabinete da pasta, Fábio Hansen, e ao ex-chefe de gabinete da Secretaria Executiva do Ministério, Charles Rocha.
Alvaro Dias observou que os dois convidados foram citados em gravações telefônicas entregues à Polícia Federal pelo policial militar João Dias, denunciante do suposto esquema de corrupção. Os depoimentos serão feitos na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
- Conforme se noticia hoje, são mais 13 gravações entregues à Polícia Federal pelo policial militar João Dias - assinalou.
O segundo requerimento solicita a realização de audiência pública, também na CMA, e convite a Michael Alexandre Vieira da Silva, citado nas gravações como participante nos desvios de dinheiro público no Ministério dos Esportes. O senador disse que os requerimentos buscam atender à necessidade de uma investigação mais rigorosa que revele fatos e responsabilidades.
- Esse escândalo vai muito além desse confronto [entre João Dias e o ministro do Esporte, Orlando Silva]. Há uma estratégia em curso que procura focar apenas este fato, como se nós estivéssemos diante de um episódio isolado que coloca frente a frente o ministro e o policial que o denunciou. E dessa estratégia faz parte a desqualificação do denunciante. Mas o que importa verdadeiramente nesse caso é saber se recursos foram desviados e qual foi o seu destino - observou Alvaro Dias.
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!