segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Jarbas Vasconcelos defende Comissão da Verdade e pede apuração de assassinato de David Capistrano

Ao comentar em Plenário, nesta segunda-feira (24), artigo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, sobre o assassinato pela ditadura militar do dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB), David Capistrano, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) defendeu a aprovação do Projeto de Lei da Câmara 88/11 que cria a Comissão Nacional da Verdade. Ele pediu também a apuração do crime mencionado pela Folha.
O projeto foi aprovado com parecer favorável do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e será analisado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde terá relatório do senador Paulo Paim (PT-RS).
Pelo texto, a Comissão da Verdade, que funcionará no âmbito da Casa Civil, terá, de acordo com Jarbas Vasconcelos, a finalidade de examinar e esclarecer as violações de direitos humanos praticadas pela ditadura militar no período de 1964 e 1988.
Com relação ao assassinato de David Capistrano, o parlamentar considerou fundamental priorizar as investigações sobre o crime para que o Brasil possa esclarecê-lo de forma definitiva, juntamente com centenas de outros casos ocorridos durante o regime ditatorial.
- Esses episódios representam páginas incompletas da história do Brasil, representam um período sombrio, no qual a barbárie foi patrocinada pelo Estado, os abusos e o desrespeito dos Direitos Humanos tomaram proporções assustadoras - disse.
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!