As circunstâncias da captura e da morte do ex-ditador da Líbia Muammar Kadhafi estão cercadas de contradições, mistério e informações incompletas. O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos pediu nesta sexta-feira (21) que seja realizada uma investigação sobre o caso. Capturado vivo, ele morreu antes de chegar ao hospital, e há suspeitas de que ele tenha sido executado - não foi revelado exatamente quem o matou, ou de que forma.
Leia abaixo as principais informações divulgadas a respeito da operação que capturou e matou Kadhafi.

Combatente leal aos ex-rebeldes da Líbia atira contrakadhafistas em combate nesta quarta-feira (19) em
Sirte (Foto: AP)
- Segundo a Al Jazeera, Kadhafi estava entre esses combatentes que tentavam fugir de Sirte. Ele partiu de madrugada, cercado por dúzias de seguranças em um comboio com dezenas de veículos, segundo a França (15 caminhões, segundo a Al Jazeera).

- Segundo a Otan, o ataque atingiu um veículo e dispersou o comboio. O bombardeio então concentrou forças em um grupo de 20 veículos, destruindo 10 deles. Segundo a Al Jazeera, o ataque matou cerca de 50 dos homens de Kadhafi.
- Segundo a Associated Press, tropas rebeldes lutaram contra os soldados de Kadhafi que faziam parte do comboio por três horas após o ataque da Otan. Kadhafi teria tentado fugir do local e se escondido durante esta batalha.
Combatente líbio mostra tubulação onde o ex-ditadorlíbio, Muammar Kadhafi, teria sido capturado.
(Foto: Philippe Desmazes/AFP)
- Tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT) que perseguiam o comboio tentaram atirar em Kadhafi à distância, segundo a Al Jazeera, mas não conseguiram atingi-lo.
jornal paquistanês fala sobre a morte de Kadhafi(Foto: Anjum Naveed / AP Photo)
- Segundo o premiê líbio, Mahmoud Jibril, Kadhafi não reagiu ao ser capturado. "Quando começamos a transportá-lo, ele levou um tiro no braço direito, e quando ele foi colocado na caminhonete ele não tinha outros ferimentos."
- O ex-ditador estava ferido a bala na perna e nas costas, segundo um soldado do CNT.
- Segundo Omran Jouma Shawan, outro soldado do CNT, "um dos guardas de Kadhafi atirou no peito dele".
- Os seguranças do ex-ditador foram mortos.

- Ele foi transportado para um hospital, mas chegou morto.
- Segundo o premiê, Kadhafi ainda não estava fatalmente ferido quando foi capturado, mas morreu em um tiroteio ocorrido durante seu transporte para o hospital. Ele levou um tiro na cabeça que, segundo ele, não se sabe se partiu dos rebeldes ou de forças do ex-ditador.
- O médico que acompanhou o transporte do corpo de Kadhafi em Sirte afirmou que o ditador líbio foi morto com dois tiros no peito.
- O premiê nega que Kadhafi tenha sido executado. Não foram reveladas informações sobre quem matou o ex-ditador.
.

Nenhum comentário:
Postar um comentário