quinta-feira, 9 de julho de 2015

Impeachment depende do PMDB


Kennedy Alencar 
Na atual crise, a disputa política mais importante entre PT e PSDB é pelo apoio do PMDB. A adesão ou não do partido a uma tese de impeachment da presidente Dilma Rousseff é fundamental para que ela tenha chance de prosperar ou naufragar. Nessa guerra pelo poder, PT e PSDB fortalecem os peemedebistas.
Na semana passada, ocorreu uma aproximação do PSDB com setores do PMDB. Há uma parcela peemedebista que deseja que o vice-presidente da República, Michel Temer, deixe a articulação política e isole ainda mais o governo.
O presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), reagiu à entrevista da presidente Dilma dizendo que o governo quer inibir a ação dos tribunais, numa referência ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ao TCU (Tribunal de Contas da União). Ao apostar num julgamento do TSE contra a chapa de Dilma e Temer, acabou atirando politicamente no vice-presidente, o que foi bom para o PT.
De sexta feira para cá, Dilma e Temer se reuniram duas vezes. Com isso, houve um freio no namoro do PSDB com peemedebistas. O próprio Temer sugeriu a Dilma fazer a reunião com aliados na segunda-feira, a fim de demonstrar que ainda teria apoio político.
Se Temer não embarcar na articulação a favor do impeachment, a chance de sucesso é baixa.
O vice-presidente também sugeriu a Dilma se reunir com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o que aconteceu na segunda à noite. Cunha deu declarações, ontem, sobre a análise que o TCU fará das pedaladas fiscais. Disse que a palavra final será do Congresso e que, em tese, contas do mandato anterior não justificariam impeachment no atual governo.
Cunha está desidratando a tese de impeachment e, ao mesmo tempo, reforçando o próprio cacife para dar a palavra final sobre as pedaladas. O TCU não tem poder de Justiça. O órgão é auxiliar do Congresso e faz uma recomendação ao Legislativo. 


Ainda é preciso levar em conta o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), outro ator peemedebista de peso. Mas, como Cunha tem o poder de dar início ou não a um processo de impeachment, ele está alguns passos à frente de Renan nesse jogo político.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!