segunda-feira, 27 de julho de 2015

Vigília pede rejeição das contas de Dilma


Um grupo de pouco mais de 50 pessoas se reuniu na avenida Paulista no final da tarde deste domingo para pedir que o Tribunal de Contas da União (TCU) reprove as contas da presidente Dilma Rousseff referentes ao ano de 2014. A manifestação ocorreu em frente à sede paulista do tribunal e contou com velas acesas formando a frase “SOS TCU”.
— Queremos não só a reprovação das contas devido às pedaladas fiscais e aos passivos que foram deixados, mas também queremos uma maior independente dos tribunais de contas — afirmou Carla Zambelli, porta-voz do movimento Nas Ruas, um dos organizadores da vigília, que também ocorre em outras capitais do país.
A reprovação das contas da presidente Dilma, caso ocorra, pode dar início a um processo de impeachment. O Ministério Público de Contas já sugeriu a reprovação das contas por considerar que as pedaladas fiscais feriram a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Após as velas acesas, os manifestantes gritaram “fora, Dilma”, “rejeita, TCU” e “Lula na Papuda”. Para eles, se as contas não forem reprovadas, o TCU deve ser extinto. Eles ainda cantaram a primeira parte do hino nacional.
Para Zambelli, além da reprovação das contas, é importante pedir maior independência dos órgãos que auditam as contas públicas. Os movimentos envolvidos nessa manifestação defendem que os conselheiros e ministros dos tribunais de contas sejam indicados pelos servidores da área. O Executivo escolheria o novo ministro ou conselheiro a partir de uma lista tríplice feita por esses servidores.
Para fazer a vigília, os organizadores afirmam que cada participante doou R$ 20 para arcar com os custos das velas. Além das velas, os manifestantes tentaram distribuir adesivos de “Fora Dilma” aos pedestres que passavam pela calçada da avenida Paulista, mas poucos pegaram o souvenier.
Os manifestantes ainda seguravam duas faixas. Uma com um pedido “pela despetização do estado brasileiro #brasilmelhor” e outra “pela investigação total de Dilma e Lula”.
A vigília foi organizada pelos movimentos Nas Ruas, Brasil Livre, Vem Pra Rua, Brasil Melhor, BH Contra a Corrupção e Acorda Brasil, entre outros.  (De O Globo - Ana Paulo Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!