segunda-feira, 13 de julho de 2015

Lula no volume morto


    Lula no volume morto
O cenário de crise, apontando para a degringolada do Governo Dilma, arrastaria, hoje, a oposição para uma vitória. Com recall da disputa frente a Dilma, o senador tucano Aécio Neves seria o mais beneficiado, conforme atestam todas as pesquisas. A mais recente, do Ibope, publicada na edição do Estadão de sábado passado, mostra Aécio batendo o ex-presidente Lula.
Se as eleições fossem hoje, Aécio Neves ficaria com 48% das intenções de voto contra 33% do petista. Votos brancos e nulos somam 15% e 3% não sabem ou preferem não responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de junho. No total, foram ouvidas 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Na segmentação dos entrevistados por renda e escolaridade, Lula ficaria à frente de Aécio apenas entre os que ganham até um salário mínimo e com até quatro anos de estudo. Caso o candidato do PSDB fosse o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, haveria um empate técnico com Lula.
O tucano teria 40% das intenções de voto ante 39% do ex-presidente. Brancos e nulos totalizam 17% e 4% não sabem ou não respondem. As perguntas sobre a disputa eleitoral foram incluídas em uma pesquisa mensal do Ibope que reúne questionamentos de diferentes clientes. O instituto não divulgou resultados de uma simulação de primeiro turno.
Para um bom entendedor, os dados acima mostram o reflexo do quadro de dificuldades que o País enfrenta desde a reeleição de Dilma, agravado com as revelações dos envolvidos na operação Lava-Jato em delações premiadas. Desde então, Dilma não consegue sair da defensiva, mesmo tentando criar uma agenda positiva no Exterior.
O desgaste do seu Governo contaminou, portanto, até Lula, considerado imbatível em qualquer cenário em que estivesse em discussão a sua entrada na disputa presidencial. Embora a distância de Aécio para Lula não seja grande, o fato é que o PT, se não conseguir superar o cenário adverso posto à frente, poderá inviabilizar seu projeto de se eternizar no poder. Por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!