terça-feira, 21 de julho de 2015

Triunfo, no Sertão pernambucano, a 399 km do Recife

Triunfo, no Sertão pernambucano, a 399 km do Recife, é destacada neste quadro de hoje em foto enviada pela historiadora e promotora de Cultura e Artes da cidade, Diana Rodrigues. A imagem mostra o famoso açude João Barbosa Sitônio, localizado no centro da cidade, em um dia típico de inverno na cidade. O açude é adornado pela presença do Cine Teatro Guarany, o prédio foi inaugurado em 1922 e construído com rocha e óleo de baleia para dar sustentabilidade aos três pavimentos do teatro que é uma das 20 Maravilhas de Pernambuco, segundo votação realizada pela Fundarpe .
Poucos municípios têm o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima, que contradiz a aridez do Sertão nordestino, com temperaturas oscilantes entre 11ºC no inverno e 26 ºC no verão. O município tem vegetação diferente da que predomina na região e uma variedade de lugares a se visitar sem similar em todo Sertão nordestino. Com tudo isso Triunfo passou a ser conhecida como “O Oásis no Sertão”.
Tudo em Triunfo chama a atenção do turista: as ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, o casario singelo, as antigas construções datadas do século XIX, os seculares e tradicionais convento e igrejas, as edificações em pedra bruta, a história do cangaço, os mirantes, cachoeiras, grutas, a belíssima visão do Pico do Papagaio, ponto mais alto de Pernambuco com 1.260 m, de onde é possível avistar seis cidades do Vale do Pajeú, a cidade também possui um teleférico que tem seus assentos movidos por cima das serras de Triunfo passando sobre as águas do açude.
O nome de Triunfo originou-se de uma luta ocorrida entre a poderosa família dos Campos Velhos, da cidade de Flores, e os habitantes da povoação da Baixa Verde, os quais, querendo ver o progresso da localidade, começaram com a criação de uma feira, com o que os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, procurando acabá-la por diversas vezes, até mesmo com prejuízo de vidas, mas não conseguiram. 
Tal fato fez com que os habitantes da Baixa Verde tratassem de sua independência, a fim de se libertar dos Campos Velhos. Para isso, um abaixo-assinado solicitou da Assembleia Provincial e do Diocesano que a povoação fosse transformada em freguesia e elevada à categoria de vila, o que de fato ocorreu em 2 de junho de 1870, através da Lei Provincial nº. 930, que criou a freguesia de Nossa Senhora das Dores, desmembrada da freguesia de Flores, e elevou a povoação de Baixa Verde à categoria de vila, com a denominação de Triumpho. Em 13 de junho de 1884 através da Lei Provincial nº. 1.805, foi criada a comarca de Triunfo e com isso a vila da Baixa Verde foi elevada à categoria de cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!