quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Eduardo da Fonte: PP deve disputar a majoritária


Blog da Folha
A disputa em torno de uma vaga na majoritária da Frente Popular começa a esquentar. Após o aceno do ex-presidente Lula (PT) ao PSB, que pode favorecer a inclusão de um candidato petista na disputa pelo Senado, outras forças políticas que integram a base governista passaram a reforçar a intenção de concorrer à vaga. É o caso do deputado Eduardo da Fonte (PP), que não abre mão de pleitear a indicação de um nome para a Casa Alta.
Segundo o progressista, tanto ele quanto o deputado estadual Cleiton Collins estão no páreo. Eduardo da Fonte foi o deputado federal pernambucano mais votado na última eleição de 2014, quando recebeu 283.567 votos (6,33%). Por sua vez, Collins ficou em primeiro lugar na eleição de deputado estadual daquele ano, com 216.874 votos (4,71%).
“Eu e Cleiton Collins fomos os mais votados e isso deve ser colocado na mesa quando formos dialogar com o PSB sobre nossa participação na Frente Popular. Isso deve acontecer nos próximos dias. Queremos um lugar na majoritária, pois possuímos legitimidade eleitoral que nos permite ocupar espaços importantes”, disse Eduardo da Fonte, ao Blog da Folha.
Equação
A equação para contemplar todas as forças que integram a Frete Popular não é simples e deve depender do poder de cada legenda de emprestar tempo de televisão para a coligação. Este fator, que amplia a visibilidade da chapa, é calculado a partir do tamanho das bancadas de deputados federais de cada agremiação da aliança. Neste contexto, nomes como o do deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB) e o de Humberto Costa (PT) também estão entre os mais cotados para o Senado.
O MDB é quem possui a maior bancada federal, com 59 deputados. Porém, o imbróglio jurídico entre Jarbas e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), pelo controle do partido, ainda gera muitas incertezas sobre os rumos da sigla. Por sua vez, a bancada petista é a segunda maior, com 57 integrantes. Mesmo assim, a volta da sigla para a Frente Popular ainda não está sacramentada. O partido ensaia, inclusive, lançar uma candidatura própria ao governo estadual.
Ainda integram o hall dos cotados para o Senado a deputada federal Luciana Santos (PCdoB), o deputado estadual André Ferreira (PSC), que também pertence ao segmento evangélico, e o ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!