quarta-feira, 24 de junho de 2009

A fogueira está queimando...

As festas de São João em Pernambuco, que animam o estado inteiro desde a semana passada, trouxeram muitas revelações na política. Algumas tão inusitadas que nem as simpatias feitas na época junina seriam capazes de advinhar.
Como por exemplo, a corrida solo de Sérgio Guerra (PSDB), que cortou as amarras que o prendiam ao ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e se aproxima cada vez mais do Palácio do Campo das Princesas onde pode ser ajudado pelo amigo de longas datas, Eduardo Campos (PSB), para se reeleger senador.
Nada de extraordinário se Jarbas e o governador não fossem adversários, aliás, mais do que isso, inimigos pessoais. Mas entre uma canjica e um milho verde, o tucano e o socialista resolveram fazer um passeio na roça nos festejos juninos e, pelo visto, não estão nem um pouco preocupados se vai chover ou trovejar.
Outra revelação vem de Jarbas Vasconcelos. Ao ser pressionado por democratas - principalmente- e também por tucanos e peemedebistas para ser o candidato da oposição ao governo do Estado, em 2010, reagiu batendo nos companheiros da ex-União por Pernambuco: disse que eram todos desorganizados e que assim não era possível disputar coisa alguma .E depois disso adotou os passos das quadrilhas de São João :
Um dia ele grita en avant tout e a turma se anima toda imaginando que agora ele vai avançar, sair candidato, mas é só ele acordar de mau humor e vai logo gritanto en arrière, para tristeza dos jarbistas que são obrigados a recuar, voltar atrás.
Entre um arraial e outro surgiu Joaquim Francisco(DEM), ex-governador de Pernambuco, ex-prefeito do Recife, ex-ministro e ex-deputado federal em busca de um novo mandato. Acostumado aos festejos do interior, o democrata tem comemorado o São João com muito balancê. E não sai desse passo. Balança pra um lado, balança pra o outro, mas na hora do changer, nada. Continua sem trocar de lugar.
Já os petistas, estão completamente fora do ritmo do forró e, sem saber dançar direito, insistem em inverter os passos da quadrilha. O ex-prefeito João Paulo até que tentou alinhar os pares, mas não deu certo. Porque o prefeito do Recife, João da Costa, não atende ao antecessor e junto com o presidente da Câmara, Múcio Magalhães entrou no tunel, tentou um serrote desordenado e na hora do galope, saiu pisando o pé de todo mundo no salão.
Mas como o esporte preferido dos políticos é pular fogueiras, quem sabe quando passar o período junino eles voltam a fazer outras revelações, completamente diferentes. Aí a gente vai saber quem acertou o passo nas quadrilhas pra começar a pensar nas eleições de 2010. DC,24/06/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!