quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Marco Maciel sugere concessão de aposentaria especial às vítimas da talidomida

Em pronunciamento nesta quarta-feira (3), o senador Marco Maciel (DEM-PE) solicitou inclusão na ordem do dia de dois projetos de sua autoria que estabelecem critérios e requisitos diferenciados à concessão de aposentadorias aos servidores públicos (PLS 8/06) e aos beneficiários do regime geral da Previdência Social portadores de síndrome da talidomida (PLS 19/06).
Marco Maciel lembrou que a talidomida, substância presente em pílulas contra o enjoo matinal, utilizadas por grávidas entre os anos de 1950 e 1960, provocou deformações e ausência de membros em aproximadamente dez mil bebês em todo o mundo. O senador ressaltou ainda decisão recente por meio da qual o governo da Grã-Bretanha pediu desculpas às vítimas da talidomida, cinquenta anos após o escândalo provocado pelo uso da substância.
Marco Maciel considera que a votação dos dois projetos fará com que o governo possa dar um tratamento às vítimas da talidomida no Brasil. Em sua avaliação, o país deve associar-se à iniciativa do governo inglês, criando condições para o reconhecimento daqueles que foram prejudicados pelo medicamento, para que possam ter na velhice um mínimo de amparo do Estado.
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!