quinta-feira, 8 de abril de 2010

Um aloprado na cadeia, de novo

Uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) descobriu grande esquema de fraudes em licitações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e levou à prisão, novamente, Valdebran Carlos Padilha Silva, que ficou conhecido por ser um dos "aloprados" que tentaram comprar um falso dossiê contra o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), em setembro de 2006.


Além dele, outras 30 pessoas foram detidas em Brasília, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Rondônia, onde foi desencadeada ontem a Operação Hygeia. O esquema, que envolve políticos, ONGs e empresários, teria desviado R$ 51 milhões dos cofres públicos, mas a suspeita dos investigadores é de que a fraude pode chegar a R$ 250 milhões.

Valdebran era tido como um dos principais envolvidos no esquema de fraudes em licitações para obras da Funasa, principalmente no interior de Mato Grosso. Empresário ligado ao PT - era tesoureiro do partido em Mato Grosso quando foi preso em 2006 -, mantinha parte de seus negócios em nome de terceiros (a empreita Saneng estava em nome de seu irmão), e apontava, junto com políticos do PMDB, quem deveria assumir as chefias da Funasa no estado. Isso viria a facilitar as ações da quadrilha. "A extensa peça requisitória relata a existência de fatos que envolvem, notadamente, a disputa política entre o PT e o PMDB, pela presidência da Funasa", ressaltou o juiz da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, citando depoente no inquérito que relata o fato. DP,08|04|10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!