segunda-feira, 28 de junho de 2010

Em 2000, governo criou bolsa

José Arlindo Soares lembra-se bem da cheia de 2000. Atuava na linha de frente da comissão especial para tratar de resolver os estragos causados. Conta que a primeira providência tomada pelo governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) foi a concessão de um auxílio para os atingidos. Foi criada uma bolsa paga durante os 4 meses que suscederam as cheias. O esquema funcionava como um cadastro único feito pelo governo e verificado pela Coordenadoria de defesa de Pernambuco (Codecipe). “Depois de passados os momentos mais sofridos, conseguimos colocar em campo um cadastramento que deu origem à lista dos beneficiados. A tentativa era que os comerciantes pudessem começar a se reerguer e mesmo as pessoas pudessem voltar a consumir”, relembra.

Já no tocante à recuperação física das cidades, o ex-secretário explicou que houve uma revitalização urbanística. Segundo ele, promovida em Palmares, Belém de Maria e Barreiros de forma a tentar minimizar o impacto de calamidades semelhantes. Também foram construídas duas pontes - uma delas destruída agora em Palmares, que o governo começa a refazer, e a outra em Catende. O Cais de Belém de Maria, também foi integrante do pacote de reconstrução.

Agora totalmente alagado e semi destruído, o Hospital de Palmares, foi recuperado depois da enchente de 2000. “Tivemos a preocupação de reconstruir o hospital numa área em que as chuvas não pudessem causar os mesmos estragos”. Frequentemente protagonista de cheias que arrastam casas, o Rio Una precisou ser isolado. “Fizemos o recolocamento de uma vila inteira das margens do Rio Una. Levamos os moradores para o centro, onde entregamos 800 casas, todas também um pouco levantadas. Ao todo na Mata Sul foram entregues 4 mil casas mais distantes das áreas atingidas”.

Idealizador do programa Governo nos Municípios, José Arlindo conta que antes do fim da segunda gestão Jarbas, iniciou-se um debate na tentativa de retirar fazer mais remoções. “As medidas preventivas foram apontadas por um estudo da Universidade Federal de Pernambuco”, explica ele que está montando o programa de governo do senador. FP,28/06/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!