terça-feira, 19 de junho de 2018

Foi uma atitude elegante da parte de Jarbas, diz Humberto

Por Douglas Fernandes 
Em meio à indefinição que ronda as conversas entre PT e PSB sobre uma aliança, o senador Humberto Costa (PT) disse ao Blog de Jamildo que a declaração do deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB) de que não teria “nenhuma dificuldade” para o petista foi “uma atitude elegante” por parte do antigo adversário. Apesar do afago ao possível companheiro de chapa para o Senado no palanque do governador Paulo Câmara (PSB), o senador evitou falar que faria o mesmo pelo emedebista porque não discutira em cima de “hipótese”.
“Eu acho que foi uma atitude educada, elegante da parte dele, mas eu não tenho como fazer essa discussão, esse debate porque o PT não tomou posição de fazer aliança pelo menos por enquanto. Isso seria discutir uma hipótese. Eu realmente não quero discutir hipótese”, disse o senador, que defende uma aliança com o PSB. 

O parlamentar ressaltou que “até o presente momento a posição que tem sido levada pelo partido é a de ter candidatura própria”, mas que as conversas com os socialistas têm avançado. Na sigla, a vereadora Marília Arraes trabalha intensamente a sua pré-candidatura ao Palácio das Princesas e, inclusive, já escolheu o coordenador da equipe que produzirá seu programa de governo. É o advogado Cláudio Ferreira, que foi secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife na gestão do ex-prefeito João da Costa (PT), que defende o retorno do PT à Frente Popular.
“Nesse momento há um debate diretamente conduzido pela direção nacional sobre a possibilidade de uma aliança com o PSB. Mas não há nada de concreto em relação a isso. Então seria de certa forma temerário da minha parte opinar sobre formação de chapa, composição de aliança”, disse Humberto.

O parlamentar garantiria a segunda vaga ao Senado caso petistas e socialistas fechem um acordo. Já Jarbas tem sua candidatura à Casa Alta como prioritária no Palácio. “Se houver a aliança, se esse tema for colocado, aí eu emito uma opinião. Mas agora não é politicamente bom me posicionar sobre essa questão”, afirmou.
Apesar de afirmar que não tem acompanhado de perto as conversas entre a direção nacional do PT e do PSB, o parlamentar discorda da avaliação do ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB), considerado uma peças chaves para um aliança ou não com os petistas, de que os socialistas estariam mais próximos de uma aliança com o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT).
“Eu acredito que ele (Márcio Lacerda) não está certo porque as conversas do PT com o PSB têm avançado. Mas vamos aguardar aí eu acho que em breve vamos ter uma solução definitiva para essa questão”, afirmou.
Questionado ainda sobre sua relação com Jarbas, Humberto disse que qualquer declaração poderia gerar uma discussão indesejada. “Qualquer coisa que eu disser vai abrir uma discussão que não interessa para ninguém”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!