terça-feira, 2 de junho de 2009

Jarbas diz que reforma política é enganação

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) ocupou, há pouco, à tribuna do Senado Federal, para criticar a reforma política, que, no seu entender, caminha para ser aprovada na Câmara dos Deputados como um 'engodo', uma 'enganação'. 'Isso só contribuirá para o aumento do desgaste pelo qual o Poder Legislativo passa desde o início do ano', disse Jarbas, para acrescentar: 'É vergonhoso chamar esse arremedo de reforma política'.
O senador lembrou o trabalho do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), destacado para elaborar uma proposta consensual para a Reforma Política. Mas, para Jarbas, foi uma perda de tempo. 'Devo reconhecer que mantenho até hoje meu ceticismo com relação à viabilidade dessa mais recente tentativa de corrigir as distorções do sistema político e eleitoral brasileiro'.
Observou que os motivos da sua descrença decorrem de dois fatores: falta de condições para aprovar uma reforma no penúltimo ano do mandato do presidente da República e a 'profunda fragmentação partidária' existente na Câmara dos Deputados. 'Nos últimos anos, a Câmara se transformou, de forma assustadora, no cemitério' da Reforma Política. Sei da disposição de alguns parlamentares em buscar a mudança, mas a maioria é beneficiária dessa verdadeira bagunça que existe hoje', criticou Jarbas.
Jarbas criticou ainda as propostas que contam com a simpatia da maioria dos deputados federais: criação da 'janela da infidelidade' e a redução do prazo mínimo para os candidatos se filiarem. O senador acredita que isso estimulará o 'troca-troca' partidário. 'São duas medidas que fragilizam as legendas e mantêm espaços para que os casuísmos permaneçam', justificou.Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!