segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Recife: 60% reprova gestão

RENATA BAPTISTA
Mais de 60% dos ouvidos por enquete realizada pela Mesa da Unidade (MDU) - que congrega os partidos de oposição no Recife - na última semana reprovam a gestão do atual prefeito João da Costa (PT). O percentual de aprovação foi de apenas 7,7%. Itens como limpeza urbana, segurança e saúde foram as maiores críticas citadas pela população, por meio da pesquisa popular informal. Na semana passada, a MDU colocou a urna em diversos locais da cidade para aferir a opinião dos recifenses sobre a administração do petista.

A abertura da urna com o apurado dos cinco dias foi realizada, ontem, por representantes da MDU. Foram 732 questionários respondidos pela população - que se identificou atrás da ficha com dados como nome, endereço e e-mail. No questionário, haviam duas questões: a primeira, aberta, perguntava qual o maior problema do Recife. A segunda, de múltipla escolha, pedia a avaliação sobre a atual administração do Recife. Também foi dado um espaço para sugestões. As ações ocorreram nas praças da Independência (pracinha do Diario) e do Carmo, na avenida Conde da Boa Vista, nos mercados de Casa Amarela, São José e da Boa Vista e na estação central do Metrô.

“Por mais que não se trate de uma pesquisa científica, ela nos leva a saber o que as pessoas estão buscando e nos norteia quanto às providências que devem ser tomadas”, destacou a vereadora Aline Mariano (PSDB), que está à frente da MDU, durante a abertura da urna, realizada ontem à tarde, na sede do PSDB, no Derby. A vereadora informou que vai propor hoje, durante reunião da MDU, que a ação continue sendo realizada em outros pontos da cidade.

No levantamento, 0,3% dos pesquisados apontaram a atual gestão do prefeito como ótima; 7,4% como boa; e 31,3% como razoável. Ruim foi assinalado por 19,4% dos entrevistados; e péssimo por 40,8%. Não responderam ao item do questionário 0,8%. Os cinco pontos mais criticados foram limpeza urbana (14,6%), segurança (14,5%), atenção à saúde (14%), trânsito (8%) e transportes (6,5%). Também foram citadas questões como buracos nas ruas (6,5%), educação (6,4%), saneamento (4,3%) e mobilidade (3,7%). Entre as sugestões mais curiosas, estava a de “mudar o prefeito” em algumas delas. A “solução” foi apontada por 2,4% dos entrevistados.

O presidente estadual do PPS, Raul Jungmann, que também estava presente no ato de abertura da urna, ontem, destacou a inovação da iniciativa. “A voz da população, por meio destes questionamentos, nos dá uma direção do caminho que devemos percorrer”, afirmou. De acordo com Aline Mariano, o diagnóstico obtido com a pesquisa será levado ao prefeito João da Costa. “No geral, podemos dizer que o trabalho da oposição está sintonizado com a população”, afirmou Aline. Hoje, a MDU promove ação de rua com seus representantes. A concentração está marcada para às 9h30, na sede do Debate, na Ilha do Retiro. Os opositores não adiantaram onde será a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!