quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

COPA DO BRASIL Sport, Náutico e Santa Cruz já conhecem caminho a ser trilhado em 2012 para chegar à América

No JC, com agências
Conhecida por ser o caminho mais curto para a Libertadores – fato que o Sport comprovou em 2008, quando ganhou a competição e se credenciou ao torneio sul-americano –, a Copa do Brasil 2012 teve sua tabela divulgada ontem pela CBF. O certame começa dia 7 de março e a finalíssima está prevista para o dia 25 de julho.
O Sport estreia contra o 4 de julho, campeão piauiense. O Náutico pega o Santa Cruz-RN (vice-campeão potiguar), enquanto o Santa Cruz encara o Penarol, campeão amazonense. As datas e os locais de todas as partidas serão divulgados até a próxima sexta.
Projetando o futuro através do chaveamento (ver quadro abaixo), o Sport, na teoria, tem o caminho mais fácil até chegar às semifinais. Caso passem pelo 4º de Julho – vale lembrar que este ano, o rubro-negro foi eliminado logo na 1ª etapa, pelo Sampaio Corrêa-MA –, os leoninos teriam Paysandu ou Espigão-RO pela frente.
Nas oitavas, o provável cruzamento seria contra um time de Série A, o Coritiba, mas que está no mesmo nível do Sport. Já nas quartas, Botafogo, Guarani ou Vitória-BA são os favoritos. Nas sêmis, a primeira pedreira: São Paulo ou Atlético-MG.
Já o Náutico, depois do Santa Cruz-RN (que enfrentou o tricolor pernambucano na Série D) pega o vencedor de Fortaleza e Comercial-PI. Mas nas oitavas, o Grêmio já pode cruzar o caminho alvirrubro. Caso derrote os gremistas, o Timbu pegaria nas quartas, possivelmente, Portuguesa ou Bahia. Nas sêmis, Palmeiras ou Cruzeiro.
Por sua vez, o Santa Cruz, caso elimine o amazonense Penarol, já encara na segunda etapa o Atlético-MG, que deve superar o Cene-MS. Em caso de êxito contra o Galo, o tricolor toparia com Goiás, Paulista, América-MG ou Boa Vista-RJ. Nas quartas, o São Paulo é o adversário mais de peso no chaveamento. Foi o tricolor do Morumbi que eliminou os corais em 2011. O Santa venceu o primeiro jogo, 1x0, no Arruda, mas perdeu por 2x0 na volta. Caso derrube os paulistas, o Santa poderia fazer a semifinal contra o Sport, se os leoninos também chegarem a esta fase.
REFORMULAÇÃO
Será a a última vez que a competição terá 64 clubes, já que, a partir de 2013, serão 86 participantes, incluindo aqueles que disputarem a Libertadores no mesmo ano. Para 2012, 54 participantes vieram dos estaduais e dos torneios seletivos, enquanto 10 pelo ranking nacional. As ausências principais são Corinthians, Vasco, Flamengo, Fluminense e Inter, que jogam a Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!