sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Governo comemora discretamente queda de Cunha


Kennedy Alencar
Temendo um ataque do presidente da Câmara, o governo comemora discretamente a denúncia de Janot. Na avaliação do Palácio do Planalto, o enfraquecimento de Cunha também enfraquecerá a tese de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Já a oposição vê um grande aliado perder força justamente numa hora em que contava com ele para tentar derrubar Dilma.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez uma reconstituição da cena do crime e dos caminhos da propina ao apresentar denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Cunha nega as acusações.
A denúncia contra Cunha é consistente. Não se baseou apenas nas palavras de Júlio Camargo, lobista e delator da operação Lava Jato.
Os investigadores obtiveram provas de uma reunião do presidente da Câmara com Júlio Camargo e com Fernando Baiano, que está preso em Curitiba e é acusado de ser lobista do PMDB na Petrobras. No encontro, em setembro de 2011, eles trataram de uma propina de US$ 5 milhões para o peemedebista. Há registros de ligações telefônicas e informações sobre o local, o dia e a hora dessa reunião.
Também foram apresentados depósitos feitos para uma igreja evangélica frequentada por Cunha que teria sido usada para lavagem de dinheiro. Os investigadores obtiveram movimentação financeira que aponta o caminho da propina.
Janot diz que Cunha apresentou várias versões para justificar requerimentos que teriam sido usados para pressionar uma empresa e um lobista a pagar propina.
O efeito político da denúncia do procurador-geral é demolidor para Cunha. Será difícil ele se sustentar na presidência da Câmara. Cunha é o primeiro presidente da Casa a ser denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) no pleno exercício do cargo.
Por ora, Cunha é o político mais importante atingido pela Operação Lava Jato. Além de negar as acusações da Procuradoria Geral da República, ele promete resistir no cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!