sábado, 2 de junho de 2018

À espera do erro


De Marisa Gibson, na sua coluna DIARIO POLÍTICO deste sábado
Em todas as eleições, quando vai chegando a reta final, há um cuidado na coordenação das campanhas para que não haja erros capazes de derrotar um candidato já com a vitória nas mãos. Em Pernambuco, há  exemplos clássicos: a derrota de Roberto Magalhães, pelo PFL, no segundo turno de 2000, que concorria à reeleição para Prefeitura do Recife com João Paulo, assim como a derrota de Cadoca, no PMDB, em 2004 também para João Paulo. Magalhães e Cadoca cometeram deslizes que mudaram o rumo da campanha
 Pois bem, neste ano, a campanha nem começou e está todo mundo de olho no governador Paulo Câmara (PSB), candidato à reeleição. Há  um desconforto corroendo as relações de partidos e parlamentares, com acenos de ameaças ao palanque de Paulo:“Até as convenções, em agosto, muitas coisas podem mudar.”
Esse ensaio de revoada é consequência do trato que o Palácio das Princesas vem dando às bases eleitorais - municípios e prefeitos - que são alimentadas  pelos deputados federais à custa das emendas parlamentares e que funcionam como currais eleitorais.
Tem deputado candidato à reeleição se queixando de que perdeu quatro mil votos, para favorecer  os concorrentes preferenciais do PSB à Câmara dos Deputados. Comenta-se que entre os partidos descontentes com essa prática estariam o PR e SD, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!