terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Confiança política

Na campanha de 2008 para prefeito do Recife, o apoio que o Palácio das Princesas deu ao candidato Cadoca (PSC) nunca foi explicitado publicamente e, na época, tanto o candidato do PT, João da Costa, como seu padrinho político João Paulo, então prefeito do Recife, ficaram indignados, mas engoliram seco, porque não tinham condições de se rebelar. Porém, a tentativa de dividir forças existiu, até porque ninguém acreditava na potencialidade do candidato petista. Só depois que João da Costa começou a subir nas pesquisas e que a candidatura de Cadoca não decolou é que se consolidou a unidade das forças governistas em torno do candidato do PT, e isso depois de uma enorme pressão para que Cadoca renunciasse, o que não aconteceu.
Finda a eleição, com a vitória no primeiro turno, nem a João da Costa nem a João Paulo interessaria repisar o episódio.
Ontem, um ano e três meses depois da eleição, o deputado federal Raul Jungmann (PPS) explicitou o que nunca foi dito para o grande público: em entrevista ao jornal Folha dePernambuco, Jungmann falou sobre o apoio que o governador Eduardo Campos (PSB) deu a Cadoca nos bastidores, puxando o fio de uma meada - confiança política - que deverá alimentar parte do discurso da oposição na campanha para a sucessão estadual deste ano.
É evidente que os oposicionistas não vão alimentar a campanha só com um confronto administrativo, sobretudo porque Eduardo está com a popularidade em alta e com elevados índices de aprovação do governo. Então o discurso político, em que o carisma e o grau de confiança de cada candidato pesam muito, terá uma forte conotação na campanha oposicionista. Não deve ter sido à toa que, na entrevista, enquanto afirmava que "Eduardo apoiava o candidato João da Costa, mas articulava nos bastidores o apoio a Cadoca", o deputado Raul Jungmann ressaltava o estilo agressivo do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), possível candidato da oposição ao governo, mas salientando que "por baixo dessa aspereza está uma sinceridade de posições e, sobretudo, firmeza em termos de princípios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!