domingo, 23 de maio de 2010

Ex-prefeitos garantem palanques de peso

Os apoiadores de Jarbas Vasconcelos conhecem bem o terreno da oposição em Pernambuco. Ainda que o governador tenha ao seu lado um exército grande de prefeitos, as forças de oposição conseguiram uma estrutura para fazer andar a campanha peemedebista. Giza Simões, ex-prefeita de Afogados da Ingazeira por oito anos (1997-2004), sabe bem que a missão requer empenho.

Derrotada na última eleição pelo atual prefeito, Totonho Valadares (PSB), por 413 votos, Giza conta que o palanque em Afogados está bem estruturado. Composta por oito legendas, PMDB, DEM, PSDB, PP, PPS, PHS, PV e PDT, a base está preparando o terreno para receber o senador. “Embora tenhamos uma situação adversa porque o prefeito é correligionário de Eduardo Campos, a oposição aqui tem muitos simpatizantes. Na eleição de 1990, Jarbas foi majoritário aqui com 825 votos”, relembra.

Presidente do PMDB no município, ela faz questão de elencar as obras do ex-governador na cidade. “O Hospital Regional Emília Câmara, a sede do Ciretran, as obras de infraestrutura na zona rural e a pavimentação de estradas. Antes que eu me esqueça, teve também a restauração e a reforma do Cine Teatro São José, o único da região em funcionamento”, relata Giza.

Em Caruaru, a oposição também tem trincheiras combativas. Mesmo com a eleição de José Queiroz (PDT), aliado de Eduardo Campos (PSB) para a Prefeitura, o ex-prefeito e atual vereador Tony Gel (DEM) ainda dispõe de uma fatia importante do eleitorado. Demonstrou força fazendo sua mulher, Miriam Lacerda (DEM), a mais votada do município e a segunda colocada do Estado para a Assembléia Legislativa. Miriam agora aparece como a mais cotada para vice na chapa do senador devido à atuação como parlamentar oposicionista.

Em 2006, quando Jarbas foi candidato ao Senado, ultrapassou os 65 mil votos na Capital do Agreste. “Jarbas tem uma longa folha de serviços prestado ao povo de Caruaru, como a adutora de Jucazinho, que apesar de ter verba federal, ele colocou R$ 30 milhões do Governo do Estado; duplicou a BR-232 e trouxe a universidade estadual. E o povo sabe disso. O povo de Caruaru gosta muito de Jarbas”, assegurou Tony Gel, que comandou o município por oito anos (2001 a 2008) e agora disputa o mandato de deputado federal que já ocupou outras três vezes.FP,23/05/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!