quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Itamar critica Lula por 'mentir descaradamente

Da Folha.com

O ex-presidente Itamar Franco, eleito senador pelo PPS de Minas Gerais, fez um duro discurso contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ato de campanha pró-José Serra (PSDB) na sua cidade, Juiz de Fora. Itamar disse que Lula "mente descaradamente". O ataque de Itamar foi combinado com um novo apelo que ele fez a Serra, mesmo sem a presença do presidenciável no ato: que o tucano suba o tom para "desmascarar as mentiras" ditas pela maioria dos petistas. "Não digo que são todos, mas grande parte", afirmou.

Há uma semana, o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, se dizendo vítima de mentiras e cansado das "mesquinharias" de Lula ao não reconhecer o legado do PSDB na Presidência, chamou o atual presidente para um debate "cara a cara". Itamar também saiu em defesa da memória do ex-presidente Juscelino Kubitschek, por causa das muitas vezes em que Lula repetiu que tem feito mais do que os outros presidentes --o que, segundo o senador eleito, tem sido repetido também pela presidenciável Dilma Rousseff (PT). "Será que Minas vai aceitar que, de repente, uma voz do além, junto com a sua candidata ventríloqua, venha dizer a nós... Esqueceram os outros presidentes da República, e nós somos tantos presidentes da República. Nós poderíamos rememorar, basta saber história, e eles não sabem muito história."

Itamar acrescentou: "Será que nós em Minas vamos aceitar que se diga 'nunca antes' e que nós vamos esquecer do que o presidente Kubitschek fez por Minas e pelo Brasil na hora do nosso voto?". No discurso de 15 minutos --o mais longo do ato com lideranças políticas municipais organizado pelo PSDB-MG, sob a liderança de Aécio Neves--, Itamar defendeu Serra das críticas que a campanha de Dilma faz sobre as privatizações, dizendo que ele seguiria essa linha, se eleito. "Não adianta dizer em um tom amistoso: 'Eu não vou privatizar a Petrobras, eu não vou privatizar o pré-sal'. Mas tem que ser em um tom mais forte: 'A senhora está mentindo!'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!