segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pedro Simon cumprimenta STF pela coragem de julgar a Lei da Ficha Limpa

Agência Senado

Após discursar no Plenário do Senado por uma semana pedindo que o Supremo Tribunal Federal (STF) colocasse em julgamento a Lei da Ficha Limpa (PLC 135/2010), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) cumprimentou a Corte pela "coragem e pelo gesto" de decidir julgar ainda nesta semana o recurso impetrado pelo deputado Jader Barbalho (PMDB), que se candidatou novamente a senador pelo Pará, após ter renunciado ao cargo em 2001 para não ser cassado por falta de decoro parlamentar.
Simon afirmou que o projeto que resultou na Lei da Ficha Limpa deu início ao processo de mudança que vai levar ao fim da impunidade, acrescentando que "o último capítulo vai ser dedicado ao Supremo Tribunal Federal".
- Daqui a duas eleições, quando tivermos o voto distrital, a reforma partidária, eleições absolutamente limpas, verbas apenas públicas para campanha, diremos: tudo começou com um projeto de iniciativa popular e o Supremo tomou uma decisão - disse o senador.
Simon afirmou que a validação da lei será um divisor de águas para que novas medidas, como a reforma política e eleitoral, com o financiamento público de campanha, sejam adotadas e entrem em vigor já nas próximas eleições.
O senador insistiu em seu argumento de que a Lei da Ficha Limpa foi um projeto de iniciativa popular, que obteve amplo respaldo da sociedade, tanto que iniciou com 1,3 milhão de assinaturas e por meio da internet chegou a 3 milhões de assinaturas.
- Parecia que nunca aconteceria. Que [o projeto] seria levado às calendas gregas. De repente aconteceu, e foi aprovado pela imensa maioria da sociedade brasileira - observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!