segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Controle da inflação deve ser prioridade do Governo

VALDO CRUZ


BRASÍLIA - A maioria dos integrantes da Câmara dos Deputados defende que o controle da inflação seja a prioridade da política econômica do governo. Levantamento do Instituto FSB Pesquisa mostra que 54% dos deputados querem que o controle da inflação seja prioridade nos próximos meses, enquanto 33% priorizam o crescimento da economia. A análise partidária revela que o PT tem pensamento contrário ao da maioria.

Entre os deputados petistas, 49% optam pelo aquecimento da economia como prioridade. Só 24% dizem que o controle da inflação deveria ser o foco do governo. “Os petistas estão mais preocupados com o impacto de uma retração econômica na popularidade do governo Dilma e seus reflexos na reeleição da atual presidente”, analisa o diretor do instituto, Wladimir Gramacho.

Parceiro principal da gestão Dilma, o PMDB não se alinha aos petistas. Entre os peemedebistas, 63% dizem optar pelo controle da inflação. Na oposição, a opinião majoritária também é pelo controle da inflação. O DEM é o que mais escolhe esse caminho: 89%, seguidos pelos tucanos (67%). Desde que o Banco Central surpreendeu e reduziu os juros, economistas têm apontado que o governo Dilma passou a se preocupar mais com o ritmo da economia do que em conter a alta dos preços.

A inflação está em 7,23% no acumulado dos últimos 12 meses, acima do teto da meta, que é de 6,5%. O BC reduziu sua previsão de crescimento da economia brasileira de 4% para 3,5% em 2011.

A presidente Dilma tem repetido que a meta de seu governo é buscar um crescimento do PIB na casa dos 4%. A pesquisa ouviu 217 dos 513 deputados, distribuídos proporcionalmente.

A maioria dos deputados, 66%, espera que o BC continue reduzindo os juros. A taxa básica está em 12% ao ano. Petistas são os maiores defensores da redução dos juros (81%). Tucanos (57%) e democratas (53%) aparecem no final da lista, mas com posição majoritária pela queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!