segunda-feira, 3 de agosto de 2015

FHC: exigências para diálogar com Lula e Dilma


Da Folha de S.Paulo – Daniela Lima
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) indicou que um diálogo com seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e a presidente Dilma Rousseff só seria possível se houvesse um reconhecimento público do PT de que o partido errou ao investir nos últimos anos no discurso do "nós e eles".
O tucano abordou o tema em artigo publicado neste domingo (2) pelos jornais "O Estado de S. Paulo" e "O Globo".
Fernando Henrique diz que "tardiamente, círculos petistas se lembraram de que talvez fosse oportuno conversar com os tucanos". "Tornou-se óbvio que há um acúmulo de crises: de crescimento, de desemprego, de funcionamento institucional, moral, de condução política", escreveu.
O ex-presidente afirma ainda que os acenos dos petistas surgiram quando mostraram-se ineficazes as tentativas de responsabilizar fatores externos pela crise econômica.
Rechaçando qualquer conversa que "cheire a conchavo", FHC ressalta que, agora, o protagonista das ações no país é a Justiça.
"Essa constatação não implica dizer um 'não' intransigente ao diálogo", pondera. "Decidam a Justiça, o TCU [Tribunal de Contas da União] e o Congresso o que decidirem, continuaremos a ter a Constituição e a premência em reinventar nosso futuro."
"É hora de reconhecerem que a política democrática é incompatível com a divisão do país entre 'nós' e 'eles'. (...) Cabe aos donos do poder o mea-culpa de haver suposto sempre serem a única voz legítima a defender os interesses do povo", conclui FHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!