sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Acusações, xingamentos e palavrões em plenário

Com José Sarney (PMDB-AP) blindado no Conselho de Ética, a tropa de choque do PMDB partiu ontem para cima da oposição em plenário, o que resultou no dia mais tenso da crise política até agora. Por mais de três horas, um bate-boca envolvendo senadores de vários partidos incluiu acusações irônicas, ofensas, xingamento e a promessa de mais um processo por quebra de decoro parlamentar. Hoje o grupo pró-Sarney dará novo passo para salvar o presidente do Senado, arquivando mais sete processos contra ele no Conselho de Ética. Os pareceres para isso estão prontos. Ontem, o conselho engavetou quatro denúncias. Ao mesmo tempo, para tentar acuar a oposição, a tropa do peemedebista encomendou parecer favorável à abertura de processo por quebra de decoro parlamentar contra o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM).
O ápice da tensão ontem foi um bate-boca entre o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), ambos muito nervosos. No momento, Sarney presidia a sessão. “Senador Renan, não aponte esse dedo sujo para cima de mim. Estou cansado das suas ameaças”, disse Tasso, após discurso do peemedebista em que ele atacou Virgílio. “O dedo sujo, infelizmente, é o de V. Exa. São os dedos dos jatinhos que o Senado pagou”, respondeu Renan, referindo-se ao fretamento de jatos pelo tucano, utilizando sua cota de passagens aéreas, conforme revelou a reportagem em abril. “Pelo menos era com o meu dinheiro. O jato é meu. Não é o que o sr. anda, o dos seus empreiteiros”, retrucou o tucano.
Fora do microfone, Renan chamou Tasso de “seu coronel de merda, você é um merda”. O PSDB requisitou a gravação e, com base nela, promete entrar com processo de quebra de decoro contra o líder do PMDB. Pouco antes, Renan havia usado o microfone da tribuna por quase uma hora para ler a representação contra Virgílio. FP,07/08/09.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!