segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Marco Maciel registra posse do novo arcebispo de Olinda e Recife

O senador Marco Maciel (DEM-PE) registrou da tribuna do Senado, nesta segunda-feira (17) a posse do novo arcebispo de Olinda e Recife, D. Antonio Fernando Saburrido, ocorrida no domingo (16). Marco Maciel destacou que o religioso beneditino nasceu na cidade de Cabo, que é um dos municípios da região metropolitana de Recife, Nomeado para a diocese pelo papa Bento XVI, D. Antonio Fernando Saburrido será o primeiro arcebispo nascido na própria arquidiocese que dirigirá.
Marco Maciel relatou que a cerimônia de posse foi extremamente concorrida, contando com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos; do governador do Ceará, Cid Gomes; do prefeito do Recife, João da Costa; de deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores do Nordeste.
Diversas autoridades eclesiásticas também compareceram à solenidade, entre elas, D. José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza; D. Matias Patrício de Macedo, arcebispo de Natal; D. José Palmeira Lessa, arcebispo de Aracaju; D. Antonio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió; D. Aldo Pagodo, arcebispo da Paraíba; e D. Valdo Amaral, delegado eclesiástico de Fernando de Noronha e arcebispo Emérito de Maceió.
O senador Marco Maciel destacou que, no discurso de posse, D. Antonio Fernando Saburrido teceu considerações a respeito de seus predecessores na arquidiocese. Fez menção especial a D. Antonio de Almeida Moraes Júnior, D. Carlos Gouvêa Coelho, D. Helder Câmara e D. José Cardoso Sobrinho. "Sem esquecer", como fez questão de salientar, "o Vigésimo Bispo de Olinda, o Servo de Deus, D. Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira, cujo processo de canonização tramita na Santa Sé".
Marco Maciel lembrou que o novo arcebispo de Olinda e Recife, D. Antonio Fernando Saburrido fez um agradecimento especial pela acolhida que recebeu da parte das lideranças dos vários movimentos pastorais e associações vinculadas à Igreja e à sociedade.
- Ele termina fazendo um apelo para que caminhemos como irmãos, entendendo que a Igreja é, por excelência, ministerial e que nenhum de nós deve se sentir mais importante do que o outro.Apoiemo-nos mutuamente e sigamos os passos do mestre Jesus - disse Marco Maciel.
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!