quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Marco Maciel defende novo acordo internacional para redução de gases do efeito estufa

O senador Marco Maciel defendeu em Plenário, a celebração de um novo acordo internacional, no qual se inclua o Brasil, em substituição ao Protocolo de Kyoto que expira em 2012, para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.
Na avaliação de Marco Maciel, o Brasil tem adotado políticas frontalmente contrárias às metas estabelecidas em Kyoto, como, por exemplo, os projetos relativos à construção de 68 termoelétricas movidas a combustíveis fósseis, bem como a pouca prioridade dada ao combate ao desmatamento na região amazônica e no cerrado.
Marco Maciel assinalou que o Brasil é um dos países em que o combate à emissão dos gases de efeito estufa poderia dar-se de forma menos traumática e, portanto, também menos onerosa. Ele lembrou que cerca de 75% dessas emissões decorrem do desmatamento, principalmente na Amazônia e no cerrado, e apenas 25% da queima de combustíveis fósseis, quando na maioria dos países esses percentuais são invertidos.
Marco Maciel chamou a atenção para a impossibilidade de se pensar em desenvolvimento sustentável sem a inclusão das esferas ambiental e social. Ele frisou que os "defensores do desenvolvimento econômico a qualquer custo" precisam se conscientizar sobre os custos altíssimos associados à destruição do meio ambiente.
O senador defendeu ainda a redução dos níveis de consumo e desperdício, a reutilização de produtos como embalagens de vidros e cascos de bebidas, a reciclagem de materiais, papéis e plásticos, a partir da coleta seletiva, como medidas para o combate às mudanças climáticas. Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!