terça-feira, 5 de outubro de 2010

Oposição tem dois ex-candidatos no páreo

As urnas trouxeram, este ano, mais do que uma simples derrota aos partidos que compõem a oposição no Estado. Deixaram um recado apontando que a forma como esses partidos estão se colocando contra as forças governistas não está sendo assimilada pela população. Some-se a isso o fato de o presidente Lula (PT) ser visto como um semi-Deus entre os pernambucanos e ter se colocado como o maior fiador das forças governistas. A disputa pelo comando do Recife será a prova de fogo da oposição, que, para sair-se a contento, precisará encontrar o tom e marchar unida.
Correndo neste campo estão dois oposicionistas já bem conhecidos dos recifenses que, inclusive, já se enfrentaram na disputa pela PCR em 2008: Raul Henry (PMDB), que obteve 90.106 votos sendo 38.862 no Recife, e Mendonça Filho (DEM), que conquistou na capital 48.327 dos seus 142.699 votos. Na época, tentaram implementar a mesma estratégia protagonizada por Eduardo Campos (PSB) e Humberto Costa (PT), que disputavam contra Mendonça o Governo de Pernambuco. Lançaram-se na esperança de abrir frentes distintas de voto que levassem ao segundo turno. Assistiram à vitória do atual prefeito João da Costa (PT) em primeiro turno.
Em 2012, os dois precisarão mais do que nunca um do outro, pois juntos poderão ampliar as chances de chegar a vitória que, caso venha a acontecer, será crucial para a reestruturação de suas bases. As estratégias, portanto, precisarão convergir, o que pode gerar um período traumático de articulações para os adversários dentro do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!