sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Globo exibe espetáculo “Lua Alegria” sobre Luiz Gonzaga

O espetáculo de fim de ano que a Rede Globo Nordeste vai exibir no dia 31 de dezembro, às 11h, será a Ópera Cordelista Lua Alegria, de Paulo Matricó. O roteiro dramatúrgico é baseado no livro/cordel de Matricó, intitulado LUIZ LUA ALEGRIA e que narra, em Literatura de Cordel, a história de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, um ícone da cultura regional nordestina.
Nesse trabalho, o poeta pajeuzeiro de Tabira une e traz ineditamente para os dias atuais duas tradições muito importantes na formação da cultura universal e nordestina: a ópera, uma tradição europeia que chegou a Pernambuco no século passado (no Teatro de Santa Isabel) e a tradição do cancioneiro popular nordestino, na voz dos poetas cordelistas, cantadores e repentistas.
A interpretação operística será narrada ineditamente na linguagem do cordel, unindo dramaturgia, canto e música, sob o fio condutor de trilha musical pesquisada e produzida sob a influência da tradição popular, com perspectiva cênica no formato de Cortejo-lítero musical e elenco de 28 artistas entre músicos, atores e dançarinos, contando a vida e obra do “Rei do Baião”.
A montagem do espetáculo em Pernambuco aconteceu no período de 10 a 13 de dezembro de 2015 no Teatro de Santa Isabel e no Teatro Luiz Mendonça durante o Janeiro de Grandes Espetáculos, com o apoio do FULCULTURA (Projeto nº 1162/14, na semana de comemorações alusivas ao aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!