sexta-feira, 17 de julho de 2009

Agripino: CPIs investigam, mas pressão do governo impede punição de responsáveis

Líder do DEM no Senado, José Agripino (RN) criticou nesta quinta-feira (16), em Plenário, declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que os senadores seriam "bons pizzaiolos". Ele afirmou que o Congresso Nacional faz a sua parte ao investigar, por meio das comissões parlamentares de inquérito (CPIs). No entanto, frisou, os envolvidos em escândalos não são punidos, devido a pressões do governo.
Ele citou, como exemplo, o caso do prefeito Santo André, Celso Daniel, seqüestrado e assassinado em 2002, que nunca foi explicado.
- Por que nunca se esclareceu esse assunto, que foi capa da Veja? Certamente por uma pizza patrocinada por sua excelência, o presidente, e seu partido - disse o senador.
Outras investigações de escândalos feitas em CPIs do Congresso Nacional e que também mereceram capa da revista Veja, ressaltou Agripino, apontaram responsáveis por irregularidades, mas não foram tomadas as providências para puni-los. O líder mencionou Marcus Valerio, Delúbio Soares, Duda Mendonça e José Dirceu.
- Depois a pizza e os pizzaiolos estão aqui? Cadê a respostas a esses fatos? - questionou.
Na opinião de Agripino, o comportamento do presidente Lula não foi condizente com o de um chefe de Poder. Para ele, o presidente Lula tem respondido à imprensa de forma evasiva porque estaria inquieto diante da instalação da CPI da Petrobras.
- Era a reação de alguém que estava acometido de TPCPI - tensão pré CPI. Uma coisa absolutamente inadequada, incompatível com o procedimento de um presidente da República. Ele resolveu adotar uma postura de agredir por agredir, de atacar por atacar - disse Agripino.
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP), em aparte, também lamentou a postura do presidente Lula em relação ao Parlamento. Para o senador tucano, a CPI da Petrobras não terminará em pizza se todos os procedimentos legais forem observados.
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!