domingo, 5 de julho de 2009

Bancada petista e presidente Lula divergem sobre crise no Senado

O líder do PT e do Bloco da Maioria no Senado, Aloizio Mercadante (SP), disse ter sustentado junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a proposta da bancada pelo afastamento temporário do senador José Sarney (PMDB-AP) da Presidência do Senado. Os senadores petistas se reuniram com o presidente da República na noite desta quinta-feira (2).
Apesar de defender que se aprofundem as investigações das denúncias e se apurem responsabilidades por eventuais desvios, o presidente da República discordou da licença de José Sarney do cargo, temendo que se coloque em risco a governabilidade do país.
- O presidente Lula acha que Sarney dificilmente voltará [caso se licencie] e que esse processo vai gerar uma crise mais profunda, o que é de interesse da oposição que, por meio do 'tapetão', pretende controlar politicamente o Senado e aumentar as dificuldades para o governo - declarou Mercadante.
Ainda segundo o líder petista, o presidente da República reafirmou que a governabilidade do país é uma questão de Estado e que o governo precisa, e quer, a aliança com o PMDB. Nesta perspectiva, Lula entende que a permanência de José Sarney no comando do Senado é o caminho para enfrentar a crise moral na Casa, preservando-se a estabilidade política e econômica no país.
Lei de responsabilidade administrativa
Diante da divergência entre a bancada petista no Senado e a Presidência da República sobre o futuro de José Sarney na Casa, Mercadante informou que, na próxima semana, os senadores da legenda voltam a se reunir para avaliar o cenário da crise e decidir os novos passos em relação ao assunto. De qualquer modo, assegurou que "a bancada não vai abdicar da luta por uma reforma profunda no Senado, pois essa é uma responsabilidade nossa".
Nesse sentido, o líder do PT anunciou que, também na próxima semana, o senador Tião Viana (PT-AC) deverá apresentar proposta de uma lei de responsabilidade administrativa para o Senado. A bancada petista reivindica ainda a criação de uma comissão suprapartidária para debater, ao lado da sociedade, o futuro do Senado.
Iniciativas como essas foram avaliadas por Mercadante como o melhor caminho para enfrentar a crise na Casa e permitir que ela volte a legislar, formular políticas públicas, votar projetos de lei e, assim, a ajudar o país na governabilidade.
Simone Franco / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!