terça-feira, 7 de julho de 2009

Jarbas Vasconcelos defende afastamento imediato de Sarney e critica interferência de Lula no Congresso

Ao discursar nesta segunda-feira (6), o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) pediu o "afastamento imediato" do senador José Sarney da Presidência do Senado e criticou o que ele chama de "interferência despudorada" do presidente Luiz Inácio lula da Silva em assuntos do Senado e do Congresso Nacional. Para Jarbas Vasconcelos, o presidente da República não tem "pudor algum" e só age em benefício próprio, inclusive distorcendo a verdade.
- A atual crise impõe uma tomada de posição, e a minha é estar ao lado daqueles que defendem o afastamento imediato do presidente desta Casa, para que possamos voltar a desempenhar o papel institucional para o qual fomos eleitos. Qualquer reforma administrativa no Senado só poderá ser realizada se tiver o mínimo de apoio da opinião pública e essa condição só será atingida a partir do afastamento do presidente Sarney - afirmou.
Na opinião do senador, o apoio de Lula a Sarney tem por objetivo único a viabilização da candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República. Ele acredita que o presidente Lula esteja interessado especialmente "no tempo de televisão, na grande estrutura partidária e no apoio congressual" que o PMDB pode proporcionar durante e após as próximas eleições presidenciais.
- Não importa ao presidente respeito às leis ou à Constituição, muito menos consideração a quaisquer princípios éticos ou morais. Nosso presidente não tem pudor algum. Tudo fará para permanecer no poder, inclusive comprometer seus correligionários e destruir o que ainda resta de dignidade ao Congresso Nacional, especialmente no Senado Federal. Não tem compromisso com nada e com ninguém, a não ser consigo mesmo. Deslumbrado pelo poder e pelos índices de aprovação de seu governo, considera-se acima das instituições - disse Jarbas Vasconcelos sobre o presidente Lula.
O senador acredita que o presidente da República promoveu "uma ingerência sem limites" ao intervir em assunto do Senado tentando "impor a permanência do presidente Sarney". Para isso, disse Jarbas Vasconcelos, o presidente Lula constrangeu e ameaçou a bancada do PT no Senado para conseguir a sustentação de Sarney.
- Um presidente do Senado que não tem apoio interno para permanecer no cargo, um presidente que se transformou em uma rara unanimidade negativa frente à opinião pública. Ainda assim, como Lula intuiu que o afastamento pode frustrar seu projeto, vai impor ao Senado e ao Brasil a permanência de Sarney - disse.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também defendeu o afastamento do senador José Sarney da Presidência do Senado e rebateu a afirmação de que o presidente Lula tenha "enquadrado" a bancada petista. De acordo com Suplicy, a reunião dos senadores do PT com o presidente da República foi um diálogo, onde membros da bancada puderam manifestar ideias contrárias à manutenção de José Sarney no cargo.
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!