terça-feira, 25 de março de 2014

Fernando Henrique compara situação de Dilma à de Jango

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB), três décadas depois do golpe, vê nos problemas da presidente Dilma Rousseff (PT) com o Congresso reflexos da crise que derrubou João Goulart (Jango). “Nossa democracia está se enraizando, mas ainda estamos em busca de um modo mais eficaz”, disse o tucano, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
Segundo FHC, que foi exilado durante o início da ditadura militar e que voltou ao País em 1968 para criar o MDB – Movimento Democrático Brasileiro, ninguém que dar golpe hoje no Brasil. “Mas ninguém sabe muito bem como atender demandas que aparecem de repente, com esses mecanismos lentos, muitas vezes desconectados, que são o Palácio e o Congresso”, avaliou.
Em 1964, FHC diz que o governo estava perdendo o controle da situação. “Jango assustava os proprietários e a classe média mais tradicional quando prometia reforma agrária e reforma urbana. Nós estávamos na Guerra Fria, e a tendência era radicalizar”, afirma.
O ex-presidente cita ainda, na entrevista, a relação com o Congresso como decisiva para o equilíbrio do poder e diz que isso vinha desde Jânio Quadros. “Ele tinha tudo na mão, eleito pelo povo, e um Congresso com o qual podia negociar, mas quis impor a autoridade presidencial sobre o Congresso e não conseguiu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!