domingo, 24 de abril de 2011

Corpo de José Mendonça será sepultado amanhã em Belo Jardim

O corpo do ex-deputado José Mendonça Bezerra chega a Recife no final da noite de hoje, vindo de São Paulo, e será velado na Assembléia Legislativa até amanhã à tarde. Em seguida, o corpo será levado para Belo Jardim, onde será velado e enterrado na terça-feira. O horário do sepultamente ainda não foi definido pela família, que está em São Paulo. O ex-deputado faleceu vítima de infecção generalizada, após 22 dias internado em tratamento de uma cirurgia de tumor de intestino. José Mendonça foi operado no Santa Joana e depois de dez dias foi transferido para o Sírio Libanês, em São Paulo. 
José Mendonça Bezerra, nasceu em Belo Jardim em 1936, numa família humilde. Filho de João Bezerra Filho e Teresa Bezerra de Mendonça começou a trabalhar cedo para custear seus estudos. Aos 27 anos formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Pernambuco. Começou a vida pública em 1966, como deputado estadual, logo na primeira eleição parlamentar após o início do período militar.  Na Assembléia Legislativa de Pernambuco, conviveu com homens públicos como Miguel Arraes de Alencar, de quem veio a se tornar amigo.   
Após três mandatos como deputado estadual, trabalhando pelo desenvolvimento de Pernambuco, em especial dos municípios de sua base eleitoral no Agreste, José Mendonça disputou seu primeiro mandato para a Câmara dos Deputados.  Chegou na Câmara em 1979, em pleno processo de abertura, onde exerceu 8 mandatos durante 34 anos. Ao longo deste período, viveu um dos períodos mais ricos da história política recente do País, como a elaboração da nova Constituição, promulgada em outubro de 1988, e a eleição presidencial de 1989.
Em 1994 demonstrou força eleitoral ao lançar-se candidato à reeleição, ao mesmo tempo em que lançou seu filho Mendonça Filho para deputado federal. Os dois se elegeram. Neste mesmo ano, idealizou de uma articulação política mudaria a história política de Pernambuco, ao unir PFL e PMDB, então adversários históricos. Por causa disso, ficou conhecido como o pai da aliança União por Pernambuco que, quatro anos depois, conseguiria eleger Jarbas Vasconcelos governador, derrotando Miguel Arraes. Político hábil é conhecido na política como Baraúna do Agreste.
Após 34 anos de mandato federal, José Mendonça decidiu, na eleição de 2010, não mais disputar o mandato. Casado com Estefânia Moura teve seis filhos – Mendonça Filho, Isabela, Andre, Carla, Danilo, Pedro. 
Por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!