terça-feira, 19 de abril de 2011

Pedro Simon pede que Sarney se retrate por afirmações sobre Ulysses

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) sugeriu, em discurso na tribuna nesta segunda-feira (18), que o senador José Sarney (PMDB-AP) peça desculpas à família de Ulysses Guimarães (1916-1992) por afirmação publicada no livro Sarney - a Biografia, de que Ulysses seria "um político menor". O livro, escrito pela jornalista Regina Echeverria, foi lançado no mês passado. Simon disse que abordava o assunto a pedido da enteada de Ulysses, Celina Campello, filha de d. Mora, também falecida no acidente que vitimou o então presidente do PMDB.

- Eu tenho certeza, Celina, de que o dr. Sarney vai telefonar para ti. Vai lamentar e vai dizer que, num livro de 600 páginas, isso escapou. Ele não vai deixar, dentro da sua biografia, permanecer uma frase como essa, uma frase menor. O dr. Sarney voltará a ter o respeito de todos nós se disser: 'Houve um equívoco, houve um erro, houve um vazio e eu peço desculpas' - disse Simon na tribuna.

O livro reproduz trecho de diários escritos por Sarney na época em que foi presidente da República - entre 1985 e 1990 - em que o senador responsabiliza Ulysses por causar problemas ao governo. Sarney diz que Ulysses "não tem grandeza nem espírito público. É um político menor, que tem o gosto da arte da política, puro gosto do jogo, nada mais".
Grandeza de Ulysses
Pedro Simon lembrou a importância histórica de Ulysses Guimarães e disse que ele, que na época era presidente da Câmara dos Deputados, é quem deveria ter assumido a Presidência da República em 1985, quando Tancredo Neves adoeceu, e não José Sarney, vice de Tancredo, que não havia ainda tomado posse. Ele frisou que Ulysses abriu mão dessa possibilidade para garantir a sucessão a um civil.

- Não são muitas as pessoas na história da humanidade que têm esse gesto que o dr. Ulysses teve - afirmou.
Simon ressaltou que Ulysses, em vez de se preocupar em assumir a Presidência, orientou e coordenou todas as forças para que o senador José Sarney assumisse o cargo.

- A atitude de Ulysses foi uma atitude de grandeza. E o dr. Sarney devia ser grato - disse.
Simon leu em Plenário o email em que a filha de Ulysses, Celina, pede sua intervenção no caso. Celina relembra a admiração e amizade de Simon por Ulysses e pede que o senador, "com a sua inteligência e capacidade de comunicação", lembre o legado político do deputado, fazendo um comentário sobre a afirmação do senador José Sarney sobre Ulysses. 
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!