terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nelson Jobim critica proposta do PT para eleições

EX-MINISTRO: “Não adianta legislações rígidas”
EX-MINISTRO: “Não adianta legislações rígidas”
SÃO PAULO (Folhapress) - Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa do governo Dilma, e os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes e José Antonio Dias Toffoli criticaram ontem a proposta do PT de financiamento público das campanhas eleitorais. Mendes e Jobim afirmaram que o financiamento de responsabilidade exclusiva do Estado vai abrir espaço para doações não contabilizadas - o chamado caixa dois.

Esse é um dos pontos da proposta de reforma política do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), que ainda prevê o fim do sistema de votação proporcional para deputados e vereadores. Em seu lugar, entraria um sistema de voto em lista fechada mesclado com voto distrital. As declarações foram dadas ontem, em seminário sobre reforma do Código Eleitoral organizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Jobim, que é filiado ao PMDB e saiu do governo Dilma após ter dito que votou em José Serra, considerou que “vai ser difícil” a proposta de Fontana ser aprovada pelo seu partido. “Não adianta estabelecer legislações rígidas que acabam tendo como consequência o contrário: empurram o candidato para a ilegalidade”, disse. Ele foi convidado na condição de ex-ministro do STF e ex-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!